Entendendo os gráficos do Nave - Flow Efficiency - 3/6
No terceiro post da série em que apresento como os gráficos do Nave me ajudam no fluxo de trabalho semanal, desejo detalhar o Flow Efficiency Chart. A Eficiência do fluxo é um indicador com valor elevado na gestão Lean e está entre os três mais importantes para mim, inclusive o citei neste post: https://marciosena.com.br/3-indicadores-para-o-seu-time-de-tecnologia. Esse indicador é capaz de determinar se o fluxo de trabalho está sendo implementado com sucesso ou não.
A Eficiência do Fluxo é a razão entre a soma dos tempos das fases em que as atividades estão sendo realizadas (Ex: Desenvolvimento, Revisão e Homologação) e o tempo total (desde o ponto de comprometimento até a entrega).
Para encontrar a eficiência do fluxo é necessário ter a visualização de um dos sete desperdícios descritos na gestão Lean, a espera por algo. Esse desperdício pode ser identificado em duas categorias que precisam estar claras em seu quadro Kanban:
- Tempo de espera
- Tempo de bloqueio
Por isso, os fluxos precisam ser configurados intercalando fases de atividade e de inatividade. Logo, quando uma demanda é puxada para uma fase de execução, precisa ter como origem uma fase de espera.
Configuração
Após o seu quadro Kanban do Jira, Trello ou Asana possuir fases de execução e espera intercaladas é possível configurar no Nave. Selecione as fases em que há espera, como na imagem a seguir:
Eficiência do fluxo por demanda
No eixo X teremos múltiplas eficiências de fluxo e no eixo Y a quantidade de atividades com uma certa eficiência. Ao clicar nas barras, é possível visualizar mais detalhes da demanda, como a eficiência do fluxo individual, um link direto para o cartão no seu board e o tempo gasto em cada fase do fluxo de trabalho.
Dica: Depois de identificar as tarefas com os tempos de fila mais longos, aquelas com a menor eficiência de fluxo (no lado esquerdo do gráfico), discuta com o time as razões por trás de seus atrasos. Quanto maior for a eficiência do fluxo, mais rápida será a velocidade de entrega.
Eficiência de fluxo do sistema
O widget "Eficiência de fluxo médio" na parte superior do gráfico mostra a porcentagem de eficiência média do fluxo de trabalho, assim como a tendência ao longo do tempo.
Ajuste a faixa percentual da eficiência de fluxo
Na configuração é possível controlar a faixa percentual e filtrar certas faixas que não serão analisada naquele momento. Casos extremos como de 100% ou 0% geralmente podem ser descartados em certas análises.
__
Investir esforços na redução do tempo de inatividade melhorará diretamente a eficiência do fluxo de trabalho. Sem dúvidas que analisar o tempo de espera é a tarefa mais fácil e barata para a melhoria de processos. Essa análise pode ser feita pelo líder da área, mas com certeza envolver o time nas cadências semanais é fundamental para identificar problemas e encontrar melhores soluções.