O sucesso do trabalho remoto vai além de esforços individuais
Sim, hoje muitos de nós fomos “arremessados” no home office devido a pandemia, mas quero ressaltar que provavelmente a experiência que você está tendo não é exatamente a que tenho há mais de 6 anos.
Na semana passada fui convidado para falar sobre “Como manter a sanidade mental no trabalho remoto” para um time de Portugal que um amigo lidera. Diante das minhas reflexões alguns pontos ficaram ainda mais claros para mim.
O trabalho remoto vai além de esforços individuais de comunicação, de transparência ou até mesmo de uma decisão top-down. É preciso repensar processos, transformar ações e direcionar a cultura de um grupo de pessoas para que de fato seja alcançada uma produtividade superior.
"Como ficam as relações pessoais básicas do "cafezim" no trabalho remoto?"
Todos os dias antes das nossas cadências diárias eu vejo um time de mais de 10 pessoas falando de aluguel de casa, criação de filho, método BLW, novas leituras, séries e memes. Até amigo secreto tivemos no ano passado.
"Não confio no meu time trabalhando remoto?"
Meu caro, na verdade você não confia em seu time. Você apenas se engana acreditando que os controla estando todos presencialmente no mesmo lugar. A relação de confiança não é um item (exclusivo) do trabalho remoto, mas de qualquer relacionamento. Talvez a possibilidade do trabalho remoto apenas desvende o que você nunca quis ver.
Dialogue com o seu time. O trabalho remoto não é uma bala de prata para o aumento da produtividade e qualidade de vida, mas certamente, propósitos profissionais e pessoais alinhados são.
É bom demais ter visto os 10 primeiros meses da Maria Flor há 5 ou 6 metros da minha cadeira de trabalho, levantar para beber água e vê-la com a Ana Maria (minha esposa) rolando no tapete ou dando gargalhadas.