Entendendo os gráficos do Nave - Cycle time Histogram - 2/6

11/08/2020 | Escrito por Márcio Sena
#Indicadores#Agile#Métricas#KPIs#Kanban#Nave

No segundo post da série em que conto como os gráficos do Nave me ajudam no fluxo de trabalho semanal, vou mostrar o funcionamento do Cycle time Histogram. Esse é um dos indicadores de performance mais consolidados, por conta da simplicidade e clareza na análise do desempenho da equipe.

Cicle Time Histogram

O layout dele é bastante limpo, o que me ajuda a apresentar não só as informações básicas como também toda a distribuição de tarefas que foram entregues.

Enquanto o eixo horizontal evidencia o tempo de entrega em dias/semanas/mês, o eixo vertical apresenta a frequência de itens de trabalho entregues em um tempo. Cada coluna acumula as demandas entregues dentro de um mesmo ciclo de tempo. Quanto maior a quantidade de tarefas dentro de cada barra, maior o número de soluções resolvidas naquele ciclo de tempo.

O Cycle time Histogram exibe a distribuição completa das tarefas entregues. Um típico comportamento desse gráfico é apresentar as maiores colunas à esquerda e colunas menores à direita, formando uma cauda. Se o desenho mostra uma distribuição igualitária de dados, então significa que você tem uma enorme variedade de tempo de entrega.

Uma dica para melhorar as entregas das tarefas é estabelecer medidas para cada fase do fluxo de trabalho. Dessa forma, o tempo que o time gasta em cada uma delas se torna consistente e mais previsível.

O gráfico abaixo apresenta a evolução da média, mediana e moda no período selecionado para auxiliar a previsão de entrega dos próximos itens de trabalho. Além dessa informação, no gráfico principal é possível visualizar os percentis que, somados às médias, oferecem informações suficientes para que o "sentimento" e a experiência do time não sejam as únicas variáveis na previsão das entregas.

Cycle Time Histogram

Concluindo

No "Hitech", meu time de desenvolvimento na Impulso, tenho usado a média dos últimos 30 dias e acompanhado o percentil de 85% para fazer acordos, discutir os diferentes níveis de confiança com clientes e parceiros e criar SLAs desafiadoras.

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